quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia Internacional do Idoso - um dia em grande!

"O Idoso como Peão"

Esta actividade, promovida pela Câmara Municipal de Vouzela e Guarda Nacional Republicana, e dinamizada em conjunto com as IPSS do concelho de Vouzela, resultou num momento de convívio de início de Outono memorável.
Pelas 10h da manhã, teve início a acção de sensibilização “O Idoso como Peão”, orientada por dois agentes da GNR, que acompanharam os utentes do Centro Social de Campia pelas ruas de Vouzela. O sentido desta acção reside na necessidade de alertar a população sénior para um conjunto de regras de prevenção fundamentais para a circulação no exterior.
Estar atento aos sinais luminosos ou olhar para os dois lados antes de atravessar a estrada, circular sempre em fila indiana (quando em grupos), circular sempre nos passeios ou, na ausência destes, atentar no espaço ocupada pela faixa de rodagem e naquele que está destinado aos peões.
Por si só, o peão é o elemento mais fraco da circulação na via pública, mas o factor da idade avançada agrava esta fragilidade, já que a dificuldade na locomoção, o tempo de reacção aumentado, deficits auditivos e visuais, e desconhecimento geral de regras básicas de prevenção de acidentes aumenta drasticamente o risco daqueles acontecerem. Foi com base nestes dados que foi construída uma acção de sensibilização prática junto dos utentes das IPSS de todo o concelho.

Caminhando pelas ruas de Vouzela, e atendendo sempre aos obstáculos que iam encontrando, os utentes ouviram as explicações das autoridades e as suas recomendações para uma prudente circulação na via.
Num percurso que se desenhou entre o Centro de Saúde de Vouzela e a Câmara Municipal de Vouzela, a satisfação com a acção inovadora foi geral.
Como planeado, os utentes dirigiram-se para a Igreja Matriz de Vouzela, para que pudessem assistir a uma missa muito especial, preparada só para eles, uma celebração do Dia Internacional do Idoso.

No fim da celebração, e chegada a hora do almoço, o convívio aconteceu, e as cantorias não tardaram! Para além da idade, o que estas pessoas têm em comum são as memórias, que se aglutinam em modas, cantigas e danças que a todos apresentam com o maior dos orgulhos. As letras das músicas, os versos e as melodias, esses, vão entrando no compasso das palmas batidas à volta de uma mesa.
Para ajudar ao dia de festa, contamos com a chegada do Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas, que entrou no espírito de celebração da alma das gentes e entoou cantigas de tempos idos. Só poderia melhorar o dia, com um passeio pelo Comboio Turístico de Vouzela!
Finda a festa entre todos os utentes, resolvemos brindá-los com uma despedida em grande deste dia. Fomos até à Nossa Senhora do Castelo e não houve bengalas ou andarilhos que detivessem os nossos divertidos campienses de subir a íngreme escadaria até ao tecto do concelho!
Depois de um dia em cheio, acreditamos ser preciso repensar as dúvidas de todos em relação à energia e alegria desta população. É sempre no fim destes dias que nos apercebemos dos quilómetros percorridos, das lengalengas e cantigas entoadas, das palmas e gargalhadas oferecidas sem pedido.

O Dia Internacional do Idoso é uma homenagem aos mais velhos. Para nós, que com eles subimos as escadas até à Capela da Nossa Senhora do Castelo, é fundamental dar a perceber que não pode haver surpresa ou estranheza alguma por, com mais ou menos dificuldade, todos termos subido cada degrau. Até ao topo e sem receios.
Desmistifique-se.



C.A.D.I. - Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Infância

É com particular satisfação que informamos que estão abertas as inscrições para a frequência do CADI (Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Infância), sito em Rebordinho, Campia.
Preparado para acolher crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade, poderá abrir ainda este ano, caso o número de inscrições assim o justifique.
Pedimos, por isso, aos pais e/ou encarregados de educação interessados, que nos contactem para os devidos efeitos para o:
232752651 (contacto telefónico)
cscampia@hotmail.com (contacto electrónico)
Poderão ainda dirigir-se às instalações actuais do Centro Social de Campia, entre as 8h30 e as 12h30 e das 14h às 17h30, de modo a proceder à pré-inscrição ou para pedido de informações adicionais no estabelecimento acima indicado.