quarta-feira, 24 de março de 2010

Visitas ilustres!

Visita aos Equipamentos Sociais de Campia




Foi na tarde de 5 de Março que abrimos as nossas portas aos alunos do 1º Ciclio do Agrupamento de Escolas de Campia!


Curiosos e participantes, visitaram entidades como a Secção de Campia dos Bombeiros Voluntários de Vouzela e a Extensão de Saúde de Campia, e fizeram, por isso, paragem obrigatória no Centro Social de Campia!


Numa visita de estudo improvisada, conheceram a sala de convívio, a cozinha e a lavandaria das nossas instalações, ao mesmo tempo que lhes eram explicados as funções e propósitos de cada espaço, equipamento, processo e tarefa.
Se muitos conheciam os serviços mais visíveis prestados pelo CSC, outros desconheciam o apoio e acompanhamento social que é desenvolvido junto dos utentes e familiares do CSC.
Explicar a realidade da terceira idade a crianças com 5 e 8 anos pode ser uma vantagem!
Sem recurso a termos técnicos, temos as comparações e os exemplos mais simples para nos ajudarem. Cada uma destas crianças conhece um ou outro casos de pessoas mais velhas que estão isoladas - por incapacidade física, abandono familiar, afastamento consciente e/ou involuntário da comunidade em que se inserem - sem que tenham, ainda assim, verdadeira consciência, que o apoio a essas pessoas pode passar por uma simples conversa, por uma visita breve mas plena de significado para quem a recebe.
Acreditamos que a lembrança, o relevar do poder de acção e mudança que existe em cada um é, por si só, uma semente para um futuro de encontros intergeracionais risonho.
Numa idade em que a utopia ainda é possível e de fácil alcance, importa encorajá-los a depositar esperanças na sua capacidade de alterar realidades menos favorecidas ao seu redor.
Se de todas as crianças que nos visitaram, uma delas ainda se lembrar dentro de 10 anos do que foi dito e é feito pela nossa equipa todos os dias junto dos mais idosos, saberemos que demos um pequeno mas importante contributo para a formação daquela criança.
A responsabilização social, a incontornável questão da cidadania - aquela que não poderemos permitir que se desintegre num cliché - está ao alcance de experiências como esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários