terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Aconteceu assim no Domingo que passou…!

Há festas e festas. Há o Natal em nossa casa, a ceia que junta gerações e os presentes que se amontoam junto da árvore de Natal. Existe a família, o refúgio de todas as horas.
Recebemos então a NOSSA família nesta humilde mas genuína celebração do Natal. Recheámos a mesa, embrulhámos os presentes, abrimos as nossas portas. Para os nossos e para os convidados especiais.
Os nossos utentes foram chegando aos poucos e abrilhantando o espaço, enquanto conversavam junto à salamandra que fervilhava no centro do Pavilhão do Clube Desportivo de Campia desde muito cedo! Quisemos ter mais espaço e o Clube da terra gentilmente cedeu-nos as suas instalações.
Entre as entidades convidadas, acederam ao convite a Câmara Municipal de Vouzela (representada pelo Vice-Presidente Rui Ladeira, pelo Presidente da Assembleia Municipal Paulo Sousa, pela Vereadora da Cultura Eugénia Liz e pelo Vereador das Obras municipais de Administração Directa Luís Alcides), a Junta de Freguesia de Campia António Ferreira (também Presidente da Assembleia do Centro Social de Campia) e Cristina Faria (Presidente da Assembleia de Freguesia), e o Pároco da freguesia de Campia, Pe. António dos Aires.
O nosso obrigado pela vossa presença! Sabemos que nesta altura é muito complicado aceitar todos os convites, e muito nos apraz termos podido contar convosco para celebrar o Natal do CSC!
À farta mesa juntámos uma animação à altura! Convidámos o Grupo de Jovens de Vouzela, que mantém uma actividade informal mas ávida nos eventos da região (animação de celebrações religiosas, casamentos, baptizados,…) e aceitaram de imediato! O particular deste grupo, para além da jovialidade e frescura contagiantes com que cantam é precisamente o sentido solidário com que participam em tudo o que lhes é solicitado. A eles o nosso maior obrigado pelos momentos ternos e divertidos que proporcionaram a todos os presentes – o feedback foi muito positivo, estaremos todos atentos ao vosso percurso!

Durante a actuação do Grupo de Jovens de Vouzela, o nosso Pai Natal (completamente personalizado porque este ano alguma rena lhe escondeu o fato e teve que ir com roupa mais desportiva) foi distribuindo as prendas do CSC pelos nossos idosos, e devagarinho os embrulhos foram-se desfazendo, dando lugar a largos sorrisos. Mas as surpresas ainda não tinham acabado…

Nem a animação…!

Descobrimos que tínhamos artista entre os nossos utentes, afinal, um autodidacta na arte de tocar clarinete! Desafiámo-lo a ensaiar um reportório de músicas ao seu gosto para depois nos deliciar durante a festa. E assim foi…! Decidimos então distribuir mais prendinhas pelos nossos utentes durante o concerto de clarinete, desta feita, as que foram ofertadas pela nossa voluntária!
Foram-se somando sorrisos! E palmas para o Sr. Avelino, claro, que não conseguiu esconder o orgulho de si próprio!Partilhámos todos da felicidade que se lhe estampou no rosto.
Guardámos para o fim as prendas com maior significado simbólico, aquelas que resultaram da parceria entre a EBI de Campia e o CSC, mas acima de tudo, do esforço e boa vontade dos alunos daquele estabelecimento. Com todo o carinho, decoraram velas de Natal com a técnica do guardanapo e desenharam lindos postais de Natal, que foram depois então entregues aos nossos utentes. A eles, que ainda estão a crescer, agradecemos do fundo do coração pelo voluntarismo e pela dádiva que não se apaga, que não se paga.

Achamos que estamos no caminho certo para o incentivo ao voluntariado (formal ou informal), à lembrança do outro, à dádiva incondicional, sem preconceitos, com esta refrescante parceria com a EBI de Campia. A todos os que permitiram que os momentos que se vividos na entrega das prendas fossem possíveis…O nosso incomensurável obrigado!

O almoço estava quase a acabar…Quisemos guardar algumas surpresas para o fim….Apesar de alguns percalços informáticos (daqueles que só parecem surgir na hora em que não podem mesmo aparecer), conseguimos mostrar a todos os presentes o vídeo do Centro Social de Campia. Não tem a edição desejada, mas foi feito entre muitas gargalhadas e boa disposição aqui no Centro, e só por isso já teria valido a pena!

E a nossa equipa esteve de parabéns. Às nossas Ajudantes de Acção Directa, o nosso reconhecimento pelo bom trabalho!

O almoço de Natal chegou ao fim. As mesas vazias, o chão a ressoar ainda as palmas e as gargalhadas com que aquecemos a sala. Esta é sempre a melhor parte de qualquer festa. As despedidas, os agradecimentos, e o arrumar tudo. Até para o ano que vem. Poder arrumar a sala toda, fazer um balanço da festa, rir do bom e do menos bom. Cozinhar memórias.

Porque é para criar memórias, boas memórias, que trabalhamos todos os dias aqui no Centro.

Para todos os que estiveram, para os que não puderam estar, para aqueles que ajudaram a construir momentos memoráveis, o nosso enorme obrigado!

Um Feliz Natal para todos! Para o ano há mais!

2 comentários:

  1. A mesa estava recheada, os presentes embrulhados as portas abertas e uma grande familia à nossa espera...
    Muitos parabêns a todos os que contribuíram para que esta calorosa festa fosse possível.

    ResponderEliminar
  2. Eng. Paulo Sousa,

    Nós é que agradecemos a sua presença. Na Festa de Natal, e claro, aqui no nosso blog, contribuíndo com um comentário muito especial!
    Tentaremos a cada actividade planeada, aperfeiçoar as nossas qualidades enquanto anfitriões!
    Será sempre muito bem-vindo!

    Cumprimentos de toda a Equipa do Centro Social de Campia!

    ResponderEliminar

Comentários