quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Inpakt - Por uma boa causa


O que é?



Tal como é descrito no Suplemento do Diário de Notícias de 6 de Fevereiro de 2010,“é uma plataforma online que utiliza a net como meio de solidariedade”, ou ‘uma comunidade direccionada para o nicho da responsabilidade social, que permite efectuar a ponte entre instituições de solidariedade sem fins lucrativos e potenciais voluntários, de forma gratuita para qualquer inscrito.”


Bernardo Macedo, o ‘empreendedor social’ responsável pela criação desta rede social solidária, idealizou uma ponte entre voluntários e instituições clara e imediata no contacto. Sabemos que existem muitas pessoas que querem ser úteis, apoiar as instituições, mas questões como a disponibilidade ou o grau de compromisso acabam por ser desencorajadoras no momento de contactar a instituição.


O Inpakt é, por isso, um excelente mecanismo de filtro de procura para o voluntário, e um mais facilitado método de recruta/selecção de voluntários para a instituição. O Inpakt é a montra das necessidades das instituições perante as vontades dos milhares de voluntários inscritos, que acaba num encaixe desejado entre as partes.





Por que faz sentido inscrever-se como voluntário no Inpakt




Já aconteceu a quase todos nós querermos ser mais activos na nossa comunidade, apoiar as instituições que no seio daquela actuam, mas nem sempre temos acesso a informação concreta relativamente às acções/projectos dinamizados por aquelas entidades. Funções, responsabilidades, horários, orientações. Tememos também não conseguirmos assumir um compromisso de continuidade junto da instituição ou não termos o perfil para determinada actividade e/ou população-alvo.


O Inpakt simplifica. O voluntário indica, no momento da inscrição, quais são as áreas de intervenção em que gostaria de desenvolver funções. Período de tempo, duração, datas e horários em que se encontra disponível são também items a preencher. Para além de evitar desencontros de expectativas, o Inpakt aposta ainda na questão da proximidade da instituição com os seus voluntários, já que o ideal é mesmo que o voluntário (re) descubra as instituições que na sua comunidade actuam, para que daí surja a possibilidade de uma colaboração junta daquelas.


O voluntário cria então o seu perfil ‘socialmente responsável’, podendo participar em acções de voluntariado e manter-se actualizado com notícias da sua comunidade.





Por que acreditamos no Inpakt




O Inpakt surge como uma lufada de ar fresco na senda de incentivo ao voluntariado ou de recruta de voluntários.
Podendo gerir as acções de voluntariado, podemos também optar pela forma como as divulgamos, tornando-as mais ou menos apelativas, mais ou menos específicas em termos de necessidades de recursos humanos. A possibilidade de publicarmos notícias relacionadas com a nossa actuação e, por isso, relevantes para a comunidade de voluntários, promove uma interacção próxima entre o grupo de voluntários e a instituição e a também a comunicação com potenciais voluntários.









Particulares, instituições ou empresas, inscrição é aqui.

Para ver e ouvir o responsável pelo Inpakt, veja o vídeo do Programa Consigo da RTP2.

Para ler um pouco mais, pode consultar o Suplemento do Diário de Notícias de 6 de Fevereiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários