quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Inpakt - Por uma boa causa


O que é?



Tal como é descrito no Suplemento do Diário de Notícias de 6 de Fevereiro de 2010,“é uma plataforma online que utiliza a net como meio de solidariedade”, ou ‘uma comunidade direccionada para o nicho da responsabilidade social, que permite efectuar a ponte entre instituições de solidariedade sem fins lucrativos e potenciais voluntários, de forma gratuita para qualquer inscrito.”


Bernardo Macedo, o ‘empreendedor social’ responsável pela criação desta rede social solidária, idealizou uma ponte entre voluntários e instituições clara e imediata no contacto. Sabemos que existem muitas pessoas que querem ser úteis, apoiar as instituições, mas questões como a disponibilidade ou o grau de compromisso acabam por ser desencorajadoras no momento de contactar a instituição.


O Inpakt é, por isso, um excelente mecanismo de filtro de procura para o voluntário, e um mais facilitado método de recruta/selecção de voluntários para a instituição. O Inpakt é a montra das necessidades das instituições perante as vontades dos milhares de voluntários inscritos, que acaba num encaixe desejado entre as partes.





Por que faz sentido inscrever-se como voluntário no Inpakt




Já aconteceu a quase todos nós querermos ser mais activos na nossa comunidade, apoiar as instituições que no seio daquela actuam, mas nem sempre temos acesso a informação concreta relativamente às acções/projectos dinamizados por aquelas entidades. Funções, responsabilidades, horários, orientações. Tememos também não conseguirmos assumir um compromisso de continuidade junto da instituição ou não termos o perfil para determinada actividade e/ou população-alvo.


O Inpakt simplifica. O voluntário indica, no momento da inscrição, quais são as áreas de intervenção em que gostaria de desenvolver funções. Período de tempo, duração, datas e horários em que se encontra disponível são também items a preencher. Para além de evitar desencontros de expectativas, o Inpakt aposta ainda na questão da proximidade da instituição com os seus voluntários, já que o ideal é mesmo que o voluntário (re) descubra as instituições que na sua comunidade actuam, para que daí surja a possibilidade de uma colaboração junta daquelas.


O voluntário cria então o seu perfil ‘socialmente responsável’, podendo participar em acções de voluntariado e manter-se actualizado com notícias da sua comunidade.





Por que acreditamos no Inpakt




O Inpakt surge como uma lufada de ar fresco na senda de incentivo ao voluntariado ou de recruta de voluntários.
Podendo gerir as acções de voluntariado, podemos também optar pela forma como as divulgamos, tornando-as mais ou menos apelativas, mais ou menos específicas em termos de necessidades de recursos humanos. A possibilidade de publicarmos notícias relacionadas com a nossa actuação e, por isso, relevantes para a comunidade de voluntários, promove uma interacção próxima entre o grupo de voluntários e a instituição e a também a comunicação com potenciais voluntários.









Particulares, instituições ou empresas, inscrição é aqui.

Para ver e ouvir o responsável pelo Inpakt, veja o vídeo do Programa Consigo da RTP2.

Para ler um pouco mais, pode consultar o Suplemento do Diário de Notícias de 6 de Fevereiro.



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Projecto CSC - Social + :Uma Doce Causa


Solidariedade Anónima



Procurávamos há meses ideias para prendinhas para os nossos utentes quando nos cruzámos com quatro blogs muito curiosos. Quatro mulheres determinadas em esquecer a barreira da distância para ajudar, para construir, para oferecer. Ficámos atentos, depois perguntámos, depois percebemos. Ser voluntário não implica estar associado a qualquer instituição ou religião. Passar a palavra, incentivar meros desconhecidos à movimentação de vontades e talentos é, no final de contas…solidariedade no anonimato.
Descobrimos que esta corrente formada por Paula Nogueira, Maria Gourlay, Fátima Baptista e Isabel Cardoso apoiava instituições e particulares de todo o país. E que por estes meses andavam empenhadas em reunir pacotinhos de açúcar para os utentes da Comunidade Vida e Paz e do Projecto Ceias de Santa Isabel. Decidimos dar o nosso contributo….
Porquê pacotinhos de açúcar?


E porque não?


Estas instituições subsistem acima de tudo da doação de géneros, alimentares ou não, e nas refeições que oferecem aos mais carenciados, há espaço para um café e chá quentes.
Faltava o açúcar. Aquele fim de refeição doce, aquele que também custa dinheiro às instituições que trabalham para que nada falte no momento de alimentar quem mais precisa.
Para aqueles que não põem açúcar no café ou no chá não custa nada guardá-lo para um propósito melhor do que o fundo da mala. Formas microscópicas de estarmos do lado de alguém.
Pegámos numa caixa de cartão e reinventámos-lhe o aspecto exterior. Reunimos até ao momento 55 pacotinhos de açúcar! Quando atingirmos o número 100, enviá-los-emos pelo correio para as duas instituições.
O valor desta campanha não se está nos simples pacotes de açúcar.
Julgamos estar no dar a mão sem propósito maior do que o dizer estamos aqui. Fazer acontecer a solidariedade com 25gramas de açúcar!

Envolvidos e Destinatários

O Centro Social de Campia associa-se, portanto, a uma iniciativa solidária que beneficiará os sem-abrigo apoiados pela Comunidade Vida e Paz, e a população carenciada que depende diariamente das Ceias de Santa Isabel.
Adocemos então a vida de quem mais precisa.
Para saber mais, basta seguir os links existentes ao longo do texto.

Projecto CSC - Social +

Olhar para nós próprios, pensarmo-nos enquanto instituição de dimensões humildes e com recursos limitados, faz-nos inesperadamente olhar para o outro.
Para outras instituições, outras causas, outras limitações.

Sabemos que há muitos projectos, muitas iniciativas que nunca ultrapassam aquele círculo minúsculo de intervenientes e, talvez por isso, não obtenham a divulgação e o apoio merecidos e necessários para atingir um grau satisfatório de sucesso. Outros projectos haverá que, por serem já de dimensões nacionais, conseguem por si só chamar até si voluntários e apoios.

Queremos por isso estar presentes, dar o nosso contributo para ideias generosas, para a concretização efectiva do conceito de solidariedade social. Nos pequenos e nos grandes projectos. Divulgando, cedendo recursos humanos, acreditando.

O envolvimento do Centro Social de Campia em campanhas de solidariedade social externas à própria instituição parte também do reconhecimento da necessidade de dar os sinais certos à população. Estamos cá por e para eles. Não nos prendemos nas paredes das nossas instalações, responderemos a outras causas de valor humano. É também dando o exemplo que a solidariedade social se expande e o voluntariado é incentivado.
Começámos pelo Dia Limpar Portugal, mas outras iniciativas terão o nosso contributo possível!

O “Projecto CSC – Social +” é o atirar para longe as réguas que medem o mérito de cada causa, é a adesão baseada na veracidade, na transparência, nas forças que se associam a uma qualquer iniciativa.

Porque a solidariedade não escolhe lugar ou espaço, continuaremos aqui. Ou aí.

Mas sempre….do seu lado!

Ser procurado e ser encontrado - Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado











Sendo o Voluntariado uma trave mestra da nossa actuação para 2010, é fundamental que estejamos localizáveis, contactáveis, reconhecíveis.

Voluntários de todo o país descobrem instituições através do motor de pesquisa do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e, ainda que já estivéssemos registados nessa base de dados, os nossos contactos encontravam-se desactualizados

Agora já nos poderá encontrar!