terça-feira, 20 de outubro de 2009

A 1ª Aula de Ginástica!

Hoje foi um dia diferente para dois utentes do CSC!


Apesar da chuva intensa que insiste em cair pelas terras de Campia, não deixaram de marcar presença na aula de ginástica promovida pela Câmara Municipal de Vouzela, no Clube Desportivo de Campia.
O contacto e acompanhamento diários dos utentes do CSC são oportunidades por definição para a detecção de problemas, dificuldades, circunstâncias que desenham a realidade do utente, mas também de possíveis soluções e caminhos para a melhoria significativa da qualidade de vida daqueles.
Neste aspecto, o fundamental será mesmo não tomar os nossos pressupostos como certos, mas antes ouvir activa e efectivamente quais são os pontos de partida do utente. Não basta que a técnica vaticine a necessidade da prática de exercício, é preciso que essa necessidade seja sentida e percebida pelo utente. Tentar perceber o ‘como’ e o ‘porquê’ de cada um, e só a partir daí construir um ‘para onde’ consensual e mais forte.
Uma decisão, sabemo-lo, ganha mais força nos seus contornos práticos, se for esculpida, sentida e apresentada como nossa. E porque veio destes dois utentes a iniciativa de integrar o grupo de ginástica formado em Campia, ao CSC coube o humilde mas orgulhoso papel de intermediário entre os utentes e a autarquia, entidade promotora das actividades mencionadas.

Rodando anca, braços, pernas e pés, vão-se chutando para longe aqueles anos que o corpo sente mas que a mente não consente!

6 comentários:

  1. Tropeço neste site em busca de informação relativa à terceira idade e a projectos diferentes a realizar com esta. É inesperado, refrescante e encorajador ver o dinamismo aqui impresso!E pensar que não é algo que esteja a acontecer em Lisboa ou no Porto, mas numa pequena localidade beirã...e isso é digno de um comentário!fica apenas uma ideia: porque não ir mais longe?Gostava de ir espreitando e ver novas coisas a acontecer!!!
    Muita força!

    Ana Tavares, Estudante Serviço Social

    ResponderEliminar
  2. Ana,

    Agradecemos-lhe o incentivo, a curiosidade, a sugestão e o comentário! Em breve daremos notícias de novos projectos, por isso valerá sempre a pena estar atenta!

    Votos de sucesso na conclusão do seu curso!

    ResponderEliminar
  3. um beijinho especial para a excelente colaboradora deste blog!
    São espaços como este..com noticias do dinamismo, entusiasmo e empenho dos jovens profissionais que me fazem crer que é possível ir mais longe e fazer melhor no que toca à relação com o Outro.
    Muitos parabens conceição

    saudades, Célia Paisano

    ResponderEliminar
  4. Célia,

    Obrigada pela visita e pelo apoio moral!
    Se tiveres alguma sugestão, não hesites em apresentá-la.
    O teu entusiasmo e empenho, como o de tantos outros jovens profissionais quer-se contagioso!
    Em breve daremos mais novidades aqui no blog, contamos com a tua visita!

    As maiores e sinceras felicidades Célia,

    Conceição Meneses

    ResponderEliminar
  5. Este é um exemplo de como o que realmente aprendemos perdura com o tempo e é produtivo. A verdadeira implicação e envolvimento dos utentes muitas vezes resulta do aproveitamento de oportunidades de criar sinergias, que quando conjugadas e combinadas com recursos diversos (por vezes diminutos)ampliam uma simples ideia num projecto e posteriormente num processo.
    Parabéns Conceição pela sua força e por acreditar no futuro, mesmo quando parece que o percurso está prestes a terminar. Beijinhos,

    HNA

    ResponderEliminar
  6. Professora Helena,

    Muito obrigada pela sua visita e comentário. De facto, apesar de se tratar de uma terra pequena, existem projectos valorosos já implementados na comunidade, e o aproveitamento dos recursos (os que podem mesmo ser aparentemente diminutos) são da major relevância para nós e, por conseguinte, para os nossos utentes. A participação dos utentes não é só necessária, é, definitivamente, o 'sim' imperativo para o desenvolvimento de qualquer ideia ou projecto.
    Mais uma vez obrigada pelo seu contributo, é o primeiro grande nome do Serviço Social a comentar o nosso blog!
    Visite-nos sempre e divulgue-nos junto dos seus e de todos os assistentes sociais que ajuda a formar a cada ano que passa!

    Beijinhos,

    Conceição Meneses

    ResponderEliminar

Comentários