sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A CONSTRUÇÃO DO LAR DE IDOSOS E CRECHE




Início das Obras

Com a aprovação da candidatura apresentada ao Programa PARES-2, o Centro Social de Campia viu assim viabilizada a construção da sua sede, que comportará um Lar para 19 idosos, uma Creche para 33 crianças e o Serviço de Apoio Domiciliário para 30 utentes, já a funcionar desde 2003 em instalações provisórias cedidas pelo Município de Vouzela.

Assinado o respectivo Contrato de Comparticipação Financeira com o Instituto da Segurança Social, a empreitada de construção civil foi posta a concurso em 17 de Fevereiro de 2009. Foram recebidas sete propostas de empreiteiros que, depois de analisadas por um juri nomeado para o

efeito, deram como resultado a adjudicação da mesma à firma Sociedade de Construções Martins Pereira, Lda., com sede em Pessegueiro do Vouga, pelo valor de 857.077,51 euros.

Este valor corresponde a um financiamento da Segurança Social de 442.200,00 euros e a um investimento com fundos próprios do Centro Social de 414.877,51 euros.

Numa fase posterior será posto a concurso o fornecimento do equipamento móvel, que está orçado em 65.000,00 euros. O custo do projecto foi de 25.000,00 euros, com a comparticipação da Segurança Social em 17.500,00 euros.


Assinatura do Auto de Consignação
Assinado o contrato e o auto de consignação da obra com o empreiteiro, as obras tiveram inicio no dia 18 de Maio de 2009, com a regularização do terreno para a implantação do edifício. Infelizmente deparámos com uma situação que nos veio atrasar substancialmente o calendário de execução. Parte do edifício foi projectado sobre um morro existente no local. Só que a dureza da rocha ali existente era de tal ordem que inviabilizou, ao fim de alguns dias de trabalho, a continuação da desmontagem da mesma com o recurso a meios mecânicos. A solução teria que passar pelo recurso a rebentamentos com explosivos. Só que para esse efeito, o empreiteiro teve que solicitar as respectivas licenças para o uso de fogo, o que, num país como o nosso impregnado de burocracias, estas coisas demoram, demoram, demoram...! Assim, só no final do mês de Agosto chegaram as ditas autorizações.

Foram assim quase quatro meses em que a obra esteve parada. Agora, em meados de Outubro, e após semanas de verdadeiro "tiroteio", este impasse foi finalmente ultrapassado, e já é visível ao longe a grua que foi instalada para servir os trabalhos. O estaleiro está practicamente montado e vedado, as ligações da electricidade e da água também já foram efectuadas, pelo que a obra verdadeiramente dita vai agora arrancar. Esperamos apenas que o S. Pedro seja nosso amigo e nos dê um Inverno ameno, para podermos recuperar o tempo perdido.

Instalação da Grua










Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários