quarta-feira, 14 de outubro de 2009



Quem somos?


O Centro Social de Campia (CSC) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede na freguesia de Campia, do concelho de Vouzela.



O Núcleo Fundador do Centro Social de Campia
As instalações actuais do Centro Social de Campia

Onde estamos?

Em terras serranas, bem no Centro do país, o CSC encontra na acção social para pessoas idosas e jovens o seu objecto. Abrangendo a freguesia de Campia (ou povoações de freguesias limítrofes que o desejem), o CSC disponibiliza os seus serviços que, de momento, se cingem ao Serviço de Apoio Domiciliário, já que o Lar de Idosos e a Creche do Centro Social de Campia estão ainda em construção.


Porquê?


Desde o crescente envelhecimento da população, ao acentuar de carências, dependências e necessidades próprias dos habitantes do mundo rural, à falta de respostas sociais na freguesia de Campia, as contribuições foram mais que muitas e de naturezas distintas, para que, da determinação na mudança e na resposta às mais variadas situações sociais, se edificasse o CSC. A crença na humanidade dessa mudança esculpiu a equipa que todos os dias, nas suas funções específicas, ajuda a consolidar os princípios fundadores do CSC.
Já no discurso de inauguração do CSC estava bem patente a intencionalidade de um projecto desta ambição – o colmatar ou a diminuição das dificuldades com que lutam as pessoas carenciadas da freguesia, o suporte àqueles que viram a migração levar-lhes os familiares que os poderiam acompanhar, o complemento daquilo que é a actuação do Estado na área da solidariedade social – o envidar de todos os esforços para dotar Campia de uma necessária rede mínima de solidariedade social.


Como?


Estando o CSC de momento, limitado à prestação de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), este abrange os seguintes serviços:
a) Confecção das refeições a fornecer aos utentes na cozinha do CSC;
b) Tratamento de roupas dos utentes na lavandaria do CSC;
c) Distribuição ao domicílio das refeições confeccionadas no CSC assim como das roupas recolhidas para tratamento;
d) Higiene pessoal dos utentes;
e) Limpeza e arrumos no domicílio dos utentes;
f) Acompanhamento dos utentes a consultas de saúde e em caso de urgência.
g) Participação em actividades culturais e sociais promovidas pelo CSC

Onde actuamos?

Sendo uma das maiores freguesias da Região, o trabalho do CSC é desenvolvido em dez povoações (de momento), a nomear: Cercosa, Rebordinho, Albitelhe, Campia, Cambarinho, Fiais, Covelo, Adside, Sobreiro e Crasto de Campia.



Por quem?

O CSC tem de momento, 25 utentes distribuídos por toda a freguesia, entre os quais 12 homens e 13 mulheres, com idades que vão desde os 64 aos 98 anos de idade. Todos os utentes apresentam, em um ou mais níveis, mazelas das carências que o CSC tenta suprir.


Órgãos Sociais

Direcção

Presidente – António Mário de Almeida
Vice-Presidente – Luis Almeida Coutinho Bastos
Secretário – Maria Rosália de Oliveira Correia
Tesoureiro – José Gonçalves Marques
Vogal – Américo do Carmo Pereira

Assembleia Geral


Presidente – António Santos Ferreira
1º. Secretário – Eduardo Augusto Duarte
2º. Secretário – Arménio José Correia de Almeida

Conselho Fiscal

Presidente – Jorge Dias Serra
Vogais – Virgílio Elisio Lopes Rodrigues
- Arlindo Pereira Martins


Porquê um Blog?


Encontrando-se o Centro Social de Campia no Centro do país, não há motivo para que não esteja também no centro desta nova era, para que não seja, também ele, roda dentada desta grande máquina que é o mundo internauta. Acima das portas que este mundo possa abrir, o CSC quer ser o exemplo concreto de uma atitude de abertura institucional, de uma aposta clara na divulgação daquilo que são as boas práticas e valores vivos inerentes à solidariedade social.
A criação de um blog do CSC oferece também a possibilidade de chegarmos às camadas mais jovens da população e de, assim, darmos um passo fundamental no processo de sensibilização daquelas, para aquilo que são as necessidades da população-alvo do CSC. O apelo à colaboração, à dinamização, à sugestão e ao voluntariado são igualmente nossos objectivos. Esta aposta é também, em si, um dos muitos caminhos a ser trilhados para que o CSC tenha mais vida, mais visibilidade e acima de tudo, mais possibilidades de contaminar outros, com os seus pressupostos de solidariedade social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários