quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Um pouco da nossa história (I)





Do Passado....


O Centro Social de Campia “nasce” a vinte e três de Janeiro de 1999 através da constituição de uma Comissão Instaladora, com vista ao desenvolvimento deste projecto, tendo sido nomeados os seus corpos sociais em Assembleia Geral realizada em vinte e nove de Janeiro de 2000. Aprovados os seus Estatutos em Assembleia Geral realizada no dia 17 de Abril de 1999, foi o Centro Social de Campia oficialmente constituído em vinte e quatro de Junho do mesmo ano. A publicação definitiva em Diário da República foi efectuada em 24 de Janeiro de 2001.
Entretanto, e após a caracterização pela Segurança Social do nosso projecto e atendendo à área em que se inseria, foram-nos atribuídas as seguintes valências:

- Apoio Domiciliário – 30 utentes;
- Creche –33 utentes;
- Lar de Idosos – 20 Utentes.

Para a implantação física do Centro eram necessárias instalações e, para o efeito, a Junta de Freguesia de Campia fez a doação de um lote de terreno, com uma área de cerca de 9.000 m2, situado no Cabeço da Pereira, em Campia. Infelizmente, cerca de catorze anos depois esse loteamento continuava por realizar, tendo sido reprovado por duas vezes consecutivas.

Em treze de Julho de 2002, após o pedido de demissão da Direcção em exercício, realizam-se novas eleições tendo a única lista concorrente tomado a seu cargo os destinos do Centro Social de Campia.

Tendo tomado como meta a implementação do serviço de Apoio Domiciliário no prazo de um ano, conseguiu-se da Câmara Municipal de Vouzela a cedência de um edifício para albergar provisoriamente a sede do Centro.

Após a atribuição de um subsídio do Ministério da Segurança Social para a compra de equipamento e de uma viatura, iniciaram-se as obras de adaptação do edifício para a instalação da cozinha e lavandaria que iriam servir de apoio à nossa actividade.

Faltava só conseguir que a Direcção Regional de Viseu da Segurança Social assinasse o protocolo para podermos iniciar aquilo a que nos tínhamos proposto – o serviço regular de Apoio Domiciliário aos idosos e carenciados da nossa freguesia.

E o tão desejado dia concretizou-se em vinte e nove de Setembro de 2003 , por sinal o dia do nosso padroeiro, Arcanjo S. Miguel, com a assinatura nas nossas instalações do protocolo para a assistência a 10 utentes, na presença do senhor Director Regional da Segurança Social, doutor Leonel Carvalho e do senhor Presidente do Município de Vouzela, doutor Telmo Antunes.
Assinatura Protocolo com Segurança Social



No dia 1 de Outubro de 2003 iniciou-se então o Apoio Domiciliário a quatro utentes, tendo atingido o final do mês já com sete. Para este serviço foram contratadas três funcionárias.

Em Outubro de 2004, fruto de um protocolo assinado com o Município de Vouzela, adquirimos uma 2ª. viatura, esta de nove lugares, destinada ao transporte dos alunos do 1º. Ciclo da EBI de Campia, e ao reforço e melhoramento do serviço de Apoio Domiciliário.

Entrava-se assim na rota normal de funcionamento que nos haveria de conduzir ao presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários