quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

2012 - O Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações




Hoje, em Resolução do Conselho de Ministros (nº61/2011), foi exposta a declaração do Parlamento Europeu e a Comissão Europeia de 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre as Gerações (AEEASG).



Os objectivos principais do AEEASG são:

1. Sensibilizar para a importância do envelhecimento activo e da solidariedade inter-geracional;

2. Promover o intercâmbio de informações e de experiências;

3. Dar a possibilidade de elaborar políticas mediante o desenvolvimento de actividades específicas e a fixação de objectivos concretos.




São, ainda, objectivos do AEEASG:

a) Incentivar as iniciativas destinadas a promover a participação cívica e as actividades inter-geracionais a nível da União Europeia;

b) Criar condições para os organizadores de actividades que possam melhorar a sua qualidade e desenvolver novos tipos de actividades, bem como incentivar a criação de redes, a mobilidade, a cooperação e as sinergias do interior da sociedade civil e entre a sociedade civil e os outros sectores no contexto da UE;

c)Sensibilizar os cidadãos para o valor e a importância do envelhecimento activo enquanto expressão de participação cívica e enquanto actividade que contribui para a realizar de objectivos comuns a todos os Estados membros, como o desenvolvimento harmonioso da sociedade e a coesão social.




O AEEASG pretende contribuir para promover uma cultura de envelhecimento activo na Europa convocando valores europeus como a solidariedade, a não discriminação, a independência, a participação, a dignidade, os cuidados e a auto-realização das pessoas idosas, concorrendo para o desenvolvimento harmonioso das sociedades europeias.







(texto retirado de DRE do 22/12/2011 - Resolução do Conselho de Ministros nº 61/2011)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Para quem ainda queira ser o Pai Natal Solidário!

Se clicarem no título deste post, serão redireccionados para uma notícia do Jornal Público, onde se explica mais uma vez como poderão participar neste projecto solidário!

Pai Natal Solidário 2011 - O que o correio trouxe nos últimos dias...































Doze Meses, Doze Metas - Novidades de um objectivo que veio para ficar

Já havíamos aqui divulgado aquilo que cremos ser um bom exemplo de uma iniciativa individual que motivou todo o conjunto a uma adesão comprovada.


De um desafio da Direcção Técnica lançado às funcionárias para que traçassem as suas próprias metas para cada mês daquele ano surgiu um, que rapidamente conquistou o empenho da restante equipa.



Desde Março de 2010, que uma das metas traçadas por uma Ajudante de Acção Directa do Centro Social de Campia - separar todo o cartão/papel que fosse utilizado na instituição para que fosse depois depositado no respectivo Ecoponto - continua a ser prática comum no Centro Social de Campia.


Um objectivo "verde" que muito nos orgulha! Desde então, cada uma das funcionárias desta casa, colabora activamente para que aquele possa ser um sucesso, todos os dias de todos os meses!


As novas deste objectivo são as de que ultrapassamos na semana passada os 200kg de cartão e papel separados, que de outra maneira poderiam ir facilmente para o lixo comum, sem que houvesse lugar à sua reciclagem.



Para nós, este pequeno contributo, é enorme! E acaba por ser o nosso presente de Natal para o ambiente!


A equipa do Centro Social de Campia está de parabéns pelo empenho e dedicação que continuamente demonstrou face a este objectivo!



Que é, no fim de contas, um objectivo de cada um de nós, cidadão.


Um Feliz Natal mais verde para todos!

Pai Natal Solidário 2011

"Pai Natal Solidário 2011" - O Centro Social de Campia parceiro em projecto dos CTT












Sonhos Pedidos

Em Outubro deste ano surgiu nova possibilidade de trabalhar em parceria com os CTT (Correios de Portugal) em mais um projecto solidário. Não é a primeira vez que o Centro Social de Campia tem o enorme gosto de trabalhar com este entidade, que tem dado fortes provas de empenhamento no reforço da solidariedade social não só entre os seus trabalhadores como também na sociedade em geral.



E dessa mesma vontade, nasceu o Pai Natal Solidário, uma iniciativa dos CTT. Quisemos ser parceiros activos este ano e explicamos de seguida o como e o porquê!


O Pai Natal Solidário só é possível com o envolvimento das instituições que acompanham ou têm ao seu cuidado, crianças carenciadas com idade até aos 10 anos. Cartas, desenhos ou colagens com pedidos ao Pai Natal, de centenas de crianças portuguesas desfavorecidas ficam disponíveis em Estações de Correio de todo o país, para que qualquer pessoa as possa apadrinhar. Para tal, basta que as pessoas interessadas se dirijam a uma das Estações de Correios que as vão disponibilizar, garantindo a reserva da identidade da criança sua autora, escolham uma carta, um desenho ou uma colagem e apadrinhem o desejo que nela consta. Os correios oferecem a embalagam e o envio dos presentes, que poderá prolongar-se até ao Janeiro de 2012, uma vez que pela experiência adquirida, há padrinhos que os entregam nas Estações de Correio já depois do Natal e os CTT e o Centro Social de Campia não querem que nenhuma criança fique sem o presente!

Se se está a perguntar como é que o Centro Social de Campia pode ser parceiro deste projecto sem que trabalhe directamente com crianças (para já) é muito simples. Vontade. Agregar vontades. Olhar à vontade e conhecer, reconhecer quem com elas trabalha. Encontrar nos profissionais óbvios (e nos menos óbvios também), o conhecimento privilegiado que a proximidade que têm com estas crianças, lhes dá.

E voltando à vontade, saibam que muita houve. Connosco colaboraram o Jardim de Infância de Campia (salas 1, 2 e 3), o Centro Social de Cambra e a Extensão de Saúde de Campia, na pessoa da Enf. Lígia Tavares (Saúde Materno-Infantil). A sinalização de casos de crianças carenciadas e o apoio na elaboração e entrega dos pedidos ao Pai Natal foram os meios de participação destas entidades, que se disponibilizaam de imediato parta dar o seu contributo!

No dia 7 de Novembro enviou então o Centro Social de Campia todos os pedidos destas crianças carenciadas para a sede dos CTT em Lisboa, e podemos agora dizer que as prendinhas já estão a caminho! Desde a semana passada, todos os dias, temos mais caixinhas para ir buscar com os pedidos destes meninos e meninas! Ao todo, enviamos 26 desenhos de 26 crianças pelo que já estamos em contagem decrescente para a entrega dos sonhos pedidos.


Este projecto foi o nosso presente a uma das franjas mais vulneráveis da sociedade. Por ser a nossa última notícia antes do Natal, tem ainda um outro sabor. Agradecemos a todos os padrinhos "invísiveis" que têm respondido sem hesitar aos singelos pedidos destas crianças, de quem fomos meros intermediários.


O nosso enorme obrigado também a todas as entidades envolvidas neste projecto.


O Pai Natal pode ter chegado com as suas prendas mais cedo este ano, e logo pelo correio. Mas provamos todos e a todos, que ele existe. Na vontade de cada um.












Obrigado a todos e um Feliz Natal para todos!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Festa de Natal 2011












Cumprindo o que já vem sendo uma tradição do Centro Social de Campia, no passado dia 11 de Dezembro realizou-se o nosso almoço de Natal, no salão do Grupo Desportivo de Campia, que mais uma vez amavelmente cedeu as suas instalações para o evento.


Reunimos à volta da mesa, primorosamente recheada e enfeitada pelas nossas funcionárias, cerca de quarenta pessoas, entre utentes do Apoio Domiciliário, órgãos sociais, convidados e funcionárias. De realçar, entre os convidados, a presença do Senhor Presidente e Vereadores do Município de Vouzela, dos Senhores Presidentes da Assembleia Municipal e da Assembleia da Freguesia de Campia, do Senhor Presidente da Junta de Campia, do Senhor Pároco da Freguesia e da Chefe do Agrupamento 649 dos Escuteiros de Campia.


Como infelizmente também já vem sendo hábito, devido à já avançada idade e às dificuldades de locomoção de alguns dos nossos idosos, só podemos contar com a presença de doze utentes, mas estes espelhavam bem nos seus rostos a alegria e a satisfação de terem participado em mais uma festa da família do Centro Social de Campia.


Para o fim do almoço, e intercalando com a distribuição de lembranças a todos os utentes, estava reservada a parte destinada à animação cultural e recreativa da nossa festa. Para o efetio contamos com a amável e gentil presença de dois grupos de cantares da nossa região. Em primeiro lugar actuou o Grupo de Cantares da APAVE, da povoação vizinha de Paredes Velhas que, após a sua presença no ano passado, fez o favor de aceitar novamente o nosso convite e que voltou a encantar todos os presentes com as suas canções de cunho tradicional. Após o intervalo para a distribuição das prendas, actuou o ainda novel Grupo de Cantares do Crasto, povoação da nossa freguesia, que elevaram as suas afinadas vozes intercalando canções tradicionais com outras alusivas à época natalícia. Bem haja aos dois grupos e esperamos contar novamente com a sua presença em futuros eventos.


E assim, com os estômagos compostos e os espíritos mais leves e alegres, se completou o Almoço de Natal do Centro Social de Campia, esperando para o próximo ano podermos contar com a presença dos futuros utentes do Lar de Idosos e da Creche.



A Direcção do Centro Social de Campia não podia terminar esta notícia sem deixar aqui expresso o seu agradecimento aos nossos fornecedores pelas ofertas de géneros que ajudaram a compor a nossa mesa.