"Pai Natal Solidário 2011" - O Centro Social de Campia parceiro em projecto dos CTT
Sonhos Pedidos
Em Outubro deste ano surgiu nova possibilidade de trabalhar em parceria com os CTT (Correios de Portugal) em mais um projecto solidário. Não é a primeira vez que o Centro Social de Campia tem o enorme gosto de trabalhar com este entidade, que tem dado fortes provas de empenhamento no reforço da solidariedade social não só entre os seus trabalhadores como também na sociedade em geral.
E dessa mesma vontade, nasceu o Pai Natal Solidário, uma iniciativa dos CTT. Quisemos ser parceiros activos este ano e explicamos de seguida o como e o porquê!
O Pai Natal Solidário só é possível com o envolvimento das instituições que acompanham ou têm ao seu cuidado, crianças carenciadas com idade até aos 10 anos. Cartas, desenhos ou colagens com pedidos ao Pai Natal, de centenas de crianças portuguesas desfavorecidas ficam disponíveis em Estações de Correio de todo o país, para que qualquer pessoa as possa apadrinhar. Para tal, basta que as pessoas interessadas se dirijam a uma das Estações de Correios que as vão disponibilizar, garantindo a reserva da identidade da criança sua autora, escolham uma carta, um desenho ou uma colagem e apadrinhem o desejo que nela consta. Os correios oferecem a embalagam e o envio dos presentes, que poderá prolongar-se até ao Janeiro de 2012, uma vez que pela experiência adquirida, há padrinhos que os entregam nas Estações de Correio já depois do Natal e os CTT e o Centro Social de Campia não querem que nenhuma criança fique sem o presente!
Se se está a perguntar como é que o Centro Social de Campia pode ser parceiro deste projecto sem que trabalhe directamente com crianças (para já) é muito simples. Vontade. Agregar vontades. Olhar à vontade e conhecer, reconhecer quem com elas trabalha. Encontrar nos profissionais óbvios (e nos menos óbvios também), o conhecimento privilegiado que a proximidade que têm com estas crianças, lhes dá.
E voltando à vontade, saibam que muita houve. Connosco colaboraram o Jardim de Infância de Campia (salas 1, 2 e 3), o Centro Social de Cambra e a Extensão de Saúde de Campia, na pessoa da Enf. Lígia Tavares (Saúde Materno-Infantil). A sinalização de casos de crianças carenciadas e o apoio na elaboração e entrega dos pedidos ao Pai Natal foram os meios de participação destas entidades, que se disponibilizaam de imediato parta dar o seu contributo!
No dia 7 de Novembro enviou então o Centro Social de Campia todos os pedidos destas crianças carenciadas para a sede dos CTT em Lisboa, e podemos agora dizer que as prendinhas já estão a caminho! Desde a semana passada, todos os dias, temos mais caixinhas para ir buscar com os pedidos destes meninos e meninas! Ao todo, enviamos 26 desenhos de 26 crianças pelo que já estamos em contagem decrescente para a entrega dos sonhos pedidos.
Este projecto foi o nosso presente a uma das franjas mais vulneráveis da sociedade. Por ser a nossa última notícia antes do Natal, tem ainda um outro sabor. Agradecemos a todos os padrinhos "invísiveis" que têm respondido sem hesitar aos singelos pedidos destas crianças, de quem fomos meros intermediários.
O nosso enorme obrigado também a todas as entidades envolvidas neste projecto.
O Pai Natal pode ter chegado com as suas prendas mais cedo este ano, e logo pelo correio. Mas provamos todos e a todos, que ele existe. Na vontade de cada um.
Obrigado a todos e um Feliz Natal para todos!!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários