quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

2012 - O Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações




Hoje, em Resolução do Conselho de Ministros (nº61/2011), foi exposta a declaração do Parlamento Europeu e a Comissão Europeia de 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre as Gerações (AEEASG).



Os objectivos principais do AEEASG são:

1. Sensibilizar para a importância do envelhecimento activo e da solidariedade inter-geracional;

2. Promover o intercâmbio de informações e de experiências;

3. Dar a possibilidade de elaborar políticas mediante o desenvolvimento de actividades específicas e a fixação de objectivos concretos.




São, ainda, objectivos do AEEASG:

a) Incentivar as iniciativas destinadas a promover a participação cívica e as actividades inter-geracionais a nível da União Europeia;

b) Criar condições para os organizadores de actividades que possam melhorar a sua qualidade e desenvolver novos tipos de actividades, bem como incentivar a criação de redes, a mobilidade, a cooperação e as sinergias do interior da sociedade civil e entre a sociedade civil e os outros sectores no contexto da UE;

c)Sensibilizar os cidadãos para o valor e a importância do envelhecimento activo enquanto expressão de participação cívica e enquanto actividade que contribui para a realizar de objectivos comuns a todos os Estados membros, como o desenvolvimento harmonioso da sociedade e a coesão social.




O AEEASG pretende contribuir para promover uma cultura de envelhecimento activo na Europa convocando valores europeus como a solidariedade, a não discriminação, a independência, a participação, a dignidade, os cuidados e a auto-realização das pessoas idosas, concorrendo para o desenvolvimento harmonioso das sociedades europeias.







(texto retirado de DRE do 22/12/2011 - Resolução do Conselho de Ministros nº 61/2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários