quinta-feira, 6 de maio de 2010

Jogos Tradicionais em Oliveira de Frades - Fomos até lá!

O convívio, os passeios e principalmente os jogos e actividades diferentes são uma forma de inegável combate ao isolamento do idoso. Proporcionar boas experiências e grandes gargalhadas ajuda-nos nessa luta.
Dia 19 de Março fomos, por isso, à descoberta de mais um punhado de boas recordações para os nossos utentes!
Decorreu nesse dia nova edição dos Jogos Tradicionais em Oliveira de Frades e foi com gosto que marcámos presença!
O tímido início era já algo com que contávamos, uma vez que os idosos se prendem muitas vezes àquilo que pensam ser os julgamentos dos outros face aos seus comportamentos. Acorrentam-se às suas maleitas, à lentidão que sentem nos movimentos.
Viriam a bastar cerca de 45 minutos de agitação, para que toda a timidez e resistência à participação se desvanecessem. Ver todos os outros participantes (na sua maioria utentes de outras instituições de solidariedade social dos três concelhos) a rir e mexer motivou-os a levantarem-se também da cadeira!
Desde a corrida de colher de pau com ovo, à corrida de pé atado e à corrida de carrinhos de mão, a euforia instalou-se naquele que se revelou um espaço pequeno para tantos festejos.
No fim de todas os jogos, houve ainda lugar a um breve passo de dança de todos os participantes, com música popular portuguesa, adequada para o ambiente descontraído!
O almoço-convívio, esse, decorreu na Escola Primária de Oliveira de Frades, onde calorosamente todos eles foram recebidos com aplausos!
Nesse dia, as lamentações apenas se fizeram ouvir já no regresso a Campia. Com um para nós satisfatório "Temos que voltar a fazer isto!".
Marcámos, por isso, encontro para a próxima actividade....!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários