segunda-feira, 24 de maio de 2010

!Um resumo da primeira grande festa! - Dia dos Avós do CSC







O Centro Social de Campia deu, no dia 19 de Maio, mais um simbólico passo na exaltação da sua missão. Acompanhada da contratualização de serviços, comprometemo-nos a documentar e a vivenciar a nossa preocupação e atenção por eles. Queremos construir memórias, queremos criar lugares a que se quer sempre regressar. Humanizar.










Foi a partir desse desejo de humanização que, pelas 14h, acolhemos na ampla e revigorante Salão dos Compartes de Rebordinho e Malhadouro os nossos utentes, familiares que a esta celebração se quisessem associar e grupos de animação convidados.
E porque já testemunhámos os seus inúmeros benefícios - esta actividade consistiu na concretização de um encontro intergeracional. As diferenças que julgamos no imediato inconciliáveis entre gerações mais velhas e mais novas são, na verdade, invisíveis em momentos de reunião. Desfiam-se mitos, reescrevem-se impressões e experiências, a aprendizagem mútua acontece. Foi por isso, com uma alegria incomensurável, que fomos brindados com as generosas e calorosas actuações do Clube de Música da EBI de Campia, das simpatiquíssimas crianças do Jardim de Infância de Campia, do brilhante Grupo de Ginástica do Agrupamento de Escolas de Vouzela e do maravilhoso Grupo de Cantares de Cambarinho.










Com este momento de convívio almejámos celebrar não só a terceira idade, como também a experiência e alegria de ser avô. O privilegiar dessa ligação familiar e afectiva ajuda-nos a relembrar que o idoso deve ser novamente valorizado socialmente, reconhecido enquanto elemento útil e necessário na dinâmica familiar dos seus descendentes, perspectivado enquanto fonte de sabedoria a beber pelos mais próximos. Mais importante que ser avô, é vivê-lo. Festejámo-lo.










Enriquecemos esta tarde de encontros com um generoso lanche, em jeito de desfecho da celebração.
Tendo sido uma festa para, de e pelos nossos utentes, foi nossa aspiração que esta actividade fosse mais um passo para a construção do seu projecto de vida. Possam eles, assim, olhar os anos que têm ainda pela frente como os anos a serem bebidos, partilhados e vividos com e pelos que os rodeiam.
















Com a leveza de espírito da infância, a sabedoria da idade adulta e com o idealismo da adolescência.
O nosso enorme obrigado a todos quantos nos apoiaram na preparação e execução da actividade!

3 comentários:

  1. Para rematar a excelente reportagem informativa de um convívio dessa qualidade, seria bastante bom ter a parte da reportagem fotográfica!
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Rodrigo,

    Concordamos consigo!Temos que enriquecer o texto com as cores daquele dia!Fá-lo-emos o mais breve possível!
    Obrigada pela sugestão!

    Conceição Meneses

    ResponderEliminar
  3. Rodrigo,

    Como prometido, aqui apresentamos algumas das imagens do nosso Dia dos Avós!
    Acrescentaremos algumas imagens na nossa página do Facebook, que poderá consultar em:

    http://www.facebook.com/pages/Centro-Social-de-Campia-IPSS/116877605005877

    Visite-nos e divulgue a nossa página!

    Conceição Meneses

    ResponderEliminar

Comentários